No início do ano de 1992 o Missionário Álvaro Ribeiro estava indo para o sul do Brasil, mas chegando em São Paulo, o Senhor o constrangeu a ir para o Nordeste, especificamente o sertão do Estado do Rio Grande do Norte. Lá permaneceu até meados de 1993,mas  teve que partir.

A carência do lugar era extrema : Crianças famintas e desnutridas – idosos desamparados – casas sem nenhuma condição de habitação – idolatria – falta de água – falta de trabalhos evangelísticos e outras coisas que obrigavam milhares de pessoas a viverem de forma sub-humana.

Algumas coisa foram realizada com a ajuda de Deus e de alguns irmãos amados : Distribuição de roupas – de alimentos – aulas de alfabetização – Pregações – evangelismo – construção 1 templo – eventos com crianças e outras coisas mais.

Se passaram 11 anos e em 2004 ele e sua esposa a Missionária Ibanize Ribeiro pastoreando a Igreja Assembléia de Deus Missão Pioneira na Guiana Francesa apresentaram à mesma a ideia de se criar um Projeto missionário que atende-se algumas necessidades básicas daquela região. A ideia foi aprovada e com a Graça de Deus e o amor dos irmãos, 1 ano depois o terreno foi comprado e o Projeto Ação Nordeste foi fundado.

Em janeiro de 2013 o Projeto completou 8 anos de fundação, muitas lutas e dificuldades surgiram é claro, mas a Graça do bom Deus, o dono da obra, sempre esteve presente nos ajudando juntamente com irmãos caridosos.